RTA RECUPERAÇÃO TÉRMICA AVANÇADA SÍLEX E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A MAIS COMPLETA EMPRESA EM FABRICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA RECUPERAÇÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE FONTES ALTERNATIVAS DE CALOR E DE RESÍDUOS DO PAÍS, DESDE 1975 COM DIVERSOS PRÊMIOS AMBIENTAIS E EQUIPAMENTOS OPERACIONAIS.

OS EQUIPAMENTOS SÃO DE NOSSA FABRICAÇÃO. NÃO SENDO PLANTAS PILOTO OU CHINESAS, TAMPOUCO IMAGENS EM 3D, PODENDO SER VISITADAS,  OPERANDO E LICENCIADAS EM NOSSAS INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS.

Tecnologias exclusivas com alta eficiência energética da SÍLEX, e evidenciadas suas capacidades produtivas desde 1975, com desenvolvimentos expressivos em tecnologias de reuso e cogeração de energia tanto térmica como com gaseificação gerando energia elétrica com Microturbinas e turbinas de nossa fabricação.

Sendo assim a empresa com mais ampla tecnologia de reuso energético do Brasil. Envolvendo técnicas de ponta para geração de energia a partir de resíduos urbanos, de saúde e industriais, e de recuperação de perdas de calor e pressão em equipamentos diversos como caldeiras, fornos e aquecimento.

Publicação no jornal Zero Hora em 1980. Gaseificador Sílex instalado na Cerâmica Maringá, substituindo óleo combustível BPF e energia elétrica a partir de resíduos urbanos e industriais

Com equipamentos de NOSSA TECNOLOGIA E FABRICAÇÃO NACIONAL EVOLUÍDA DESDE 1975, cada caso gera no cliente uma avaliação inicial e tabelamentos específicos a fim de determinar as possibilidades de substituição energética tradicional de combustíveis por biomassa ou resíduos gerados internamente ou externos, e ou a recuperação de energia térmica desperdiçada em cada atividade industrial como:

CLIQUE NOS TÍTULOS ABAIXO PARA VER DETALHES

Produção de gás combustível em GASEIFICADORES com tecnologias de REVERSÃO MOLECULAR SÍLEX a partir de biomassa, resíduos sólidos urbanos ou industriais, com uso do gás combustível em aquecimento, vapor ou energia elétrica através de nossas Turbinas a gás.

Produção de óleo e gás combustíveis sintetizados em reatores de PIRÓLISE A VÁCUO com tecnologias de EXTRAÇÃO MOLECULAR SÍLEX, a partir de biomassa, resíduos sólidos urbanos ou industriais, com uso do óleo e gás combustíveis em aquecimento, produção de óleo Diesel e gasolina através de nossos reatores catalíticos, vapor ou energia elétrica através de nossas Turbinas a gás.

Processamento de resíduos sólidos urbanos e industriais com tecnologia limpa, gerando com nossos equipamentos óleo combustível, gás combustível ou energia elétrica, através de Gaseificação, Pirólise, e com o uso de turbinas, microturbinas e recuperação térmica avançada para gerar energia elétrica.

De acordo com a portaria interministerial de Meio Ambiente, de Minas e Energia e de Desenvolvimento Regional sobre recuperação energética de resíduos sólidos urbanos 274 de 30 de abril de 2019, NÃO HÁ TUSD.

Equipamentos para pequenas e grandes comunidades, podendo processar de 200 a 24.000 kg por dia por módulo, podendo serem expandidos de forma modular. Com pequena área para instalação, produzem gás combustível para uso em aquecimento de caldeiras ou fornos, ou usado para gerar energia elétrica através de motogeradores ou Microturbinas SÍLEX que injetam a energia diretamente na rede elétrica como Energia Qualificada conforme as diretrizes da ANEEL.

Processamento de RSS resíduos sólidos de serviço de saúde com tecnologia limpa, gerando com nossos equipamentos óleo combustível, gás combustível ou energia elétrica, através de Gaseificação, Pirólise, e com o uso de turbinas, microturbinas e recuperação térmica avançada para gerar energia elétrica.

Equipamentos para pequenas e grandes quantidades, podendo processar de 200 a 12.000 kg por dia por módulo, podendo serem expandidos de forma modular. Com pequena área para instalação, produzem gás combustível para uso em aquecimento de caldeiras ou fornos, ou usado para gerar energia elétrica através de nossas Microturbinas SÍLEX que injetam a energia diretamente na rede elétrica como Energia Qualificada conforme as diretrizes da ANEEL.

Gás de Síntese produzido pelo Gaseificador da SÍLEX com RSS Resíduo de Serviço de Saúde

Turbinas e microturbinas a gás, com uso de gás combustível de gaseificador, gás natural, GLP, gás de biodigestor, gás de aterro, gás de refinaria, querosene, bioóleo, parafina ou álcool.

Produção de energia para uso interno, venda no mercado livre ou na geração distribuída.

Turbinas instaladas antes de caldeiras, gerando energia elétrica e ainda incrementando 5% de economia de combustível na caldeira em energia elétrica.

24 horas por dia de geração Solar ou Eólica a plena carga?

Como não conseguimos controlar a natureza fazendo o sol brilhar sempre ou o vento soprar sempre, resolvemos que com tecnologia controlada podemos complementar o sol e vento com energia térmica a resíduos urbanos ou biomassa, e gerar energia 24 horas por dia, utilizando a estrutura física já existente de linhas, transformadores e acessos a rede, reduzindo custo de investimento, além da TUSD reduzida e a demanda contratada já estar paga. Desta forma o pay back é de apenas 20 meses, com licenciamento ambiental facilitado.

Sistemas com turbinas a gás ou recuperadores de calor acoplados a caldeiras, motores, aquecedores, estufas e fornos a gás natural, de forma a gerar cogeração qualificada conforme normas da ANEEL, reduzindo dependendo do consumo de 20 a 46 % o valor do metro cúbico do gás natural diretamente na fatura da concessionária, com alta viabilidade técnica e econômica.

Cogeração térmica completando a energia gerada pela usina solar ou eólica nos horários em que não há sol ou vento, de forma a que a usina opere a plena carga nas 24 horas do dia. Sendo que à medida em que o sol ou vento diminuam, automaticamente a térmica entra em atividade completando a falta do sol ou vento na geração. A viabilidade econômica é visível diretamente, estando normalmente o pay back em apenas 18 meses.

Gaseificador de um megawatt SÍLEX, acoplado a Microturbinas a gás série TS

De vapor residual perdido entes do processo ou após o processo, desde 1 kg/cm2 apenas. Ou seja, muito baixa pressão já gera energia elétrica proporcionalmente a vazão e pressão.

De vapor de baixa pressão que possa ser utilizado antes de ser condensado e perdido, acima de 1 kg/cm2.

De pressão perdida em válvulas de redução de pressão, transformando a energia cinética perdida em energia elétrica.

Recuperação de vapor de apenas 1 kg/cm2 que seria perdido, gerando 200 kW de energia elétrica qualificada, injetada diretamente na rede interna

Recuperação de calor combustão de motores a explosão, calor de saída de combustão de turbinas e microturbinas, calor de saída de combustão de caldeiras ou do recuperador de calor da caldeira, secadores e fornos, a partir de 120º C.

Recuperação do calor de gases de combustão em energia elétrica qualificada com alta eficiência energética

De uso de água quente ou fluídos térmicos a partir de 80º C transformando em energia elétrica qualificada, diretamente injetada na rede.

Recuperação de saída de gases de combustão de motores a explosão como de geradores de energia motriz ou elétrica, através de Turbina a gás SÍLEX de pós combustão, incrementando em até 5% de energia elétrica gerada sobre a capacidade instalada do sistema elétrico.

Produção a partir de óleo lubrificante usado e de óleo de pirólise sintetizados em nossos reatores através de nossa tecnologia de CATÁLISE MOLECULAR E DESTILAÇÃO FRACIONADA COMPLEMENTAR SÍLEX. Agora possível com a liberação e quebra da exclusividade da Petrobras, para a qual já temos autorização de produção da ANP.

Produção a partir de resíduos sólidos específicos, sem Cloro e Enxofre, substituindo combustíveis fósseis tradicionais ou biomassa, através de nossa tecnologia de MICRONIZAÇÃO SELETIVA SÍLEX, para uso em caldeiras e fornos.

Secadores verticais de alto desempenho térmico e pequena área para instalação, recuperando energia de sistemas auxiliares térmicos, sem uso de energia nova para realizar a secagem.

Ganhos expressivos em utilizar biomassa seca em caldeiras, pois o vapor de água gerado na combustão interfere na troca térmica na caldeira e na redução de temperatura da combustão.

No caso de caldeiras o calor residual de combustão efetua a secagem da biomassa.

Processamento de chorume com reuso de água e dos Bio sólidos.

Uso complementar de Osmose Reversa para tratamento de polimento final de água produzida do Chorume de aterro de RSU Resíduo Sólido Urbano ou Industrial