USINA SOLAR OU EÓLICA COM COGERAÇÃO TÉRMICA A RESÍDUOS URBANOS, INDUSTRIAIS OU BIOMASSA

Cogeração térmica completando a energia gerada pela usina nos horários em que não há sol ou vento, de forma a que a usina opere a plena carga nas 24 horas do dia. Sendo que à medida em que o sol ou vento diminuam, automaticamente a térmica entra em atividade completando a falta do sol ou vento na geração.

A viabilidade econômica é visível diretamente, estando normalmente o pay back em apenas 18 meses, pois usa-se parte da instalação da usina solar ou eólica existente ou a construir como, rede interna, transformadores, conecção e infra estrutura, pois operam suplementarmente e sem depender dos desejos do meio ambiente de nos fornecer o sol ou vento.

Ainda a viabilidade aumenta, pois já foi pago a Demanda para 24 horas por dia, e a solar usa em média 5,5 horas por dia, e a eólica em média 8 horas por dia. E o restante do tempo em que a térmica opera já está paga.

Há que salientar que com o uso de resíduos há o pagamento de valores interessantes para o seu processamento, maiores que a própria energia elétrica gerada pelo resíduo, sendo gerada uma energia elétrica com o CUSTO NEGATIVO. E somado ao fato de que a Portaria Interministerial definiu com custo zero de TUSD ao utilizar-se partes de resíduos no processo de geração.

Ainda, a facilidade de uso de múltiplos combustíveis de biomassa ou de resíduos diversos no mesmo Gaseificador através de nossas tecnologias usuais desde 1975 trazem garantia de viabilidade, independendo de um ou outro tipo de combustível.

A cogeração solar unida à eólica pode ser utilizada claro, mas os altos custos e pay back altos inviabilizam a operacionalidade e viabilidade. Somando-se ao fato de que em muito tempo do dia a geração de energia das duas usinas solar e eólica fica duplicada e limitada à capacidade do sistema e conecção, o que não ocorre com a térmica que não depende da natureza para gerar.

Equipamentos para pequenas e grandes usinas, tanto solar como eólica, podendo gerar desde 50 a 12.000 kWh por módulos ampliáveis.

Com pequena área para instalação, produzem gás combustível purificado através de nossos gaseificadores, para uso em aquecimento de caldeiras, ou usado para gerar energia elétrica através de motogeradores ou principalmente através das microturbinas e turbinas SÍLEX que injetam a energia diretamente na rede elétrica como Energia Qualificada conforme as diretrizes da ANEEL.

A utilização para produzir o gás combustível pode partir de combustíveis de biomassa como cavaco, podas, sementes como de açaí, coco verde, pallets de madeira descartados, cascas como de arroz, palhas e materiais semelhantes. Sem necessidade de secagem prévia e sem trituração antecipada, reduzindo o custo do processo.

Pode também serem utilizados resíduos de RSU – Resíduo Sólido Urbano e RSI – Resíduo Sólido Industrial entre outros, assim como lodos orgânicos de saneamento e de estações de tratamento.

Cogeração solar e térmica ou eólica com térmica Sílex gerada por resíduos
Cogeração Solar ou Eólica com Térmica Sílex a resíduos